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31/07/2018

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18/09/2017

ODS 15 | Jerónimo Martins: Desflorestação Líquida Igual a Zero até 2020

Desflorestação Líquida Igual a Zero até 2020

Jerónimo Martins

Projecto

É objectivo do Grupo assegurar, de modo progressivo, a origem sustentável de commodities agrícolas – óleo de palma, soja, madeira e derivados e carne bovina – incorporadas nos seus produtos de Marca Própria. Assim, o Grupo assumiu um compromisso, no âmbito do Consumer Goods Forum, de contribuir para a redução da taxa de desflorestação e a respectiva perda de biodiversidade.

Para o efeito, tem adoptado as seguintes medidas:

  • realiza, desde 2014: o mapeamento da presença destes ingredientes nos seus produtos e questiona os seus fornecedores sobre a rastreabilidade das matérias-primas usadas nos seus produtos e sobre as respectivas certificações.
  • em Setembro de 2015, a Jerónimo Martins Polska tornou-se membro da GreenPalm, uma organização que assegura que o volume equivalente de óleo de palma utilizado por um produtor no desenvolvimento de uma referência é adquirido junto de fontes geridas de forma sustentável. Em 2016, todos os sabonetes da gama Linda foram relançados na Polónia com a designação GreenPalm.
  • Em 2017 o Grupo tornou-se membro oficial da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e implementa standards internacionais que asseguram a produção sustentável do óleo de palma.

Impactes quantitativos e qualitativos

Ao cumprir o objetivo de Desflorestação Líquida Igual a Zero até 2020, o Grupo está a contribuir para reduzir a taxa de desflorestação e perda de biodiversidade associadas a essas commodities.

Jerónimo Martins obteve no CDP Forests 2016 uma pontuação global de “A-”para o óleo de palma, posicionando o Grupo no patamar “Liderança”. As commodities soja, papel, madeira e carne bovina obtiveram uma classificação de “B”, correspondendo ao nível de “Gestão”.

No total, cerca de 800 toneladas de óleo de palma presentes nos sabonetes da gama Linda obtiveram esta a certificação Greenpalm.

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.fusion-button.button-3 .fusion-button-text, .fusion-button.button-3 i {color:#00bcd4;}.fusion-button.button-3 {border-width:1px;border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-3 .fusion-button-icon-divider{border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-3:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-3:hover i,.fusion-button.button-3:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-3:focus i,.fusion-button.button-3:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-3:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-3:hover, .fusion-button.button-3:focus, .fusion-button.button-3:active{border-width:1px;border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-3:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-3:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-3:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-3{width:auto;}Carbon Disclosure Project

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Source: ODS

18/09/2017

ODS 14 | Jerónimo Martins: Sourcing sustentável de pescado

Sourcing sustentável de pescado

Jerónimo Martins

Projecto

Jerónimo Martins assume como responsabilidade conhecer os impactes da sua atividade nos ecossistemas, procurando, através da adoção de políticas, estratégias e processos operacionais, mitigá-los.

Tendo em conta o elevado volume de vendas anuais de pescado, definimos como prioridade a caracterização das espécies de pescado mais vendidas em Portugal e na Polónia. Esta análise do nível de risco para o Grupo identificou aspetos como o grau de exploração dos stocks, as comunidades envolventes, a rastreabilidade, as condições laborais associadas e os impactes sobre os ecossistemas, concluindo-se que nenhuma das espécies comercializadas apresentava risco elevado.

Em 2016, foi avaliado o grau de vulnerabilidade de todas as espécies de pescado comercializadas em Portugal e na Polónia, com base na classificação do International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN) e da Convention on International Trade and Endangered Species of Wild Fauna and Flora (CITES).

Impactes quantitativos e qualitativos

O estudo revelou que menos de 8% das espécies analisadas apresentavam algum nível de risco, tendo o Grupo implementado uma norma de serviço que definiu as regras de atuação neste âmbito:

  • Para as 14 espécies classificadas com o nível “Vulnerável”, o mais baixo, e que representavam, em 2015, 18% do total adquirido (kg), foi adotada uma abordagem seletiva às ações promocionais dessas espécies de pescado sempre que não sejam 100% provenientes de aquacultura e/ou de stocks geridos de forma sustentável e/ou com certificado de sustentabilidade (e.g., Marine Stewardship Council);
  • Por forma a reduzir a pressão sobre as cinco espécies que à data foram classificadas como “Em Perigo” (um nível intermédio de risco) e que representavam menos de 0,8% do total adquirido (kg), foram aplicadas medidas limitadoras:
    • as ações promocionais destas espécies só podem ser realizadas apenas quando as mesmas sejam 100% provenientes de aquacultura,
    • se não houver essa garantia, não há lugar a qualquer tipo de ação promocional que incida sobre estas espécies;
  • Uma espécie, correspondente a menos de 0,0004% do total adquirido (kg), foi classificada como “Criticamente em Perigo”, o nível máximo, tendo a sua comercialização sido descontinuada em junho de 2016. Esta decisão ficou a dever-se ao facto de não ter sido possível assegurar a sua produção, ao longo de todo o ciclo de vida, em regime de aquacultura. Foi ainda decidido interditar a incorporação desta espécie em ração animal utilizada nas nossas atividades de aquacultura e/ou sob a forma de incorporação em refeições prontas refrigeradas, take away e produtos processados, incluindo para animais domésticos, em todas as circunstâncias e geografias para as quais não existam licenças extraordinárias que as permitam.
.fusion-button.button-4 .fusion-button-text, .fusion-button.button-4 i {color:#00bcd4;}.fusion-button.button-4 {border-width:1px;border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-4 .fusion-button-icon-divider{border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-4:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-4:hover i,.fusion-button.button-4:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-4:focus i,.fusion-button.button-4:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-4:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-4:hover, .fusion-button.button-4:focus, .fusion-button.button-4:active{border-width:1px;border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-4:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-4:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-4:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-4{width:auto;}Mais informação do projecto
.fusion-button.button-5 .fusion-button-text, .fusion-button.button-5 i {color:#00bcd4;}.fusion-button.button-5 {border-width:1px;border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-5 .fusion-button-icon-divider{border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-5:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-5:hover i,.fusion-button.button-5:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-5:focus i,.fusion-button.button-5:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-5:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-5:hover, .fusion-button.button-5:focus, .fusion-button.button-5:active{border-width:1px;border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-5:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-5:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-5:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-5{width:auto;}Relatório de responsabilidade corporativa 2016

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Source: ODS

18/09/2017

ODS 13 | Jerónimo Martins: Reduzir emissões de GEE nos processos de logística

Reduzir emissões de GEE nos processos de logística

Jerónimo Martins

Projecto

Uma vez que a actividade central do Grupo se centra na Distribuição, Jerónimo Martins tem como objetivo reduzir os impactes ambientais associados aos processos de logística em toda a cadeia de valor, minimizando o consumo de matérias-primas e de fontes de energia, bem como diminuindo o número de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e de resíduos gerados.

Como tal, o Grupo privilegia o uso de veículos que cumprem os requisitos Euro 5 e Euro 6 e tem implementado um programa de retorno (backhauling) que, iniciado em 2011, consiste na optimização de rotas e maximização da carga através da recolha de paletes vazias nas viagens de retorno das próprias lojas, assim como de fornecedores do Grupo em Portugal e na Polónia.

Impactes quantitativos e qualitativos

  • Em 2016:
    • 97% e 68% das viaturas de transportes de mercadorias do Grupo na Polónia e em Portugal, respectivamente, respeitaram os requisitos Euro 5 e Euro 6;
    • O Programa de Backhauling permitiu a recolha de mais de 494 mil paletes, evitando percorrer mais de 7,5 milhões de quilómetros, o que equivale a cerca de 6,5 mil toneladas de CO2. Nos últimos 6 anos, foram recolhidas 2,6 milhões de paletes, evitando 38,2 milhões de quilómetros em viagens e a emissão de 35,4 mil toneladas de CO2.
.fusion-button.button-6 .fusion-button-text, .fusion-button.button-6 i {color:#00bcd4;}.fusion-button.button-6 {border-width:1px;border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-6 .fusion-button-icon-divider{border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-6:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-6:hover i,.fusion-button.button-6:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-6:focus i,.fusion-button.button-6:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-6:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-6:hover, .fusion-button.button-6:focus, .fusion-button.button-6:active{border-width:1px;border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-6:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-6:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-6:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-6{width:auto;}Mais informação do projecto
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18/09/2017

ODS 12 | Jerónimo Martins: Combater o desperdício alimentar em todas as frentes

Combater o desperdício alimentar em todas as frentes

Jerónimo Martins

Projecto

Estimando-se que mais de 300 mil pessoas passem fome em Portugal, este tema faz parte da agenda de preocupações do Grupo Jerónimo Martins há vários anos, através da forma como conduz os seus negócios para a eficiência da gestão das matérias-primas, ao longo da cadeia de valor das mesmas. O objetivo é claro: prevenir a produção de resíduos numa abordagem integrada nos cinco pilares da sua estratégia de responsabilidade corporativa e de forma colaborativa com várias partes interessadas:

  • Promover a saúde pela alimentação: Jerónimo Martins desenvolveu um processo de incorporação de vegetais não-padronizados nas receitas das sopas dos restaurantes Pingo Doce e nas de take-away em Portugal e na Polónia. Sendo opções mais saudáveis para os consumidores com pouco tempo para confecionarem as suas refeições, a 4ª gama das marcas Pingo Doce e Recheio (vegetais lavados e cortados para saladas e sopas) integra também esta matéria-prima.
  • Respeitar o ambiente: a integração de produtos que anteriormente eram considerados desperdício, permite reduzir os resíduos gerados na fase de produção em cerca de 15%.
  • Comprar com responsabilidade: através da aquisição de produtos alimentares não-calibrados, que anteriormente tinham pouco ou nenhum valor económico para produtores, e da sua integração nas unidades de transformação do grupo que produzem sopas para os restaurantes Pingo Doce e para Take Away, foi possível reduzir o custo desses ingredientes e aumentar o volume de negócio dos fornecedores;
  • Apoiar as Comunidades Envolventes: doando alimentos que cumprem todos os requisitos de segurança alimentar a instituições sociais que atuam junto de centenas de pessoas necessitadas, o grupo contribui para o combate à fome e malnutrição e o desperdício;
  • Ser um Empregador de Referência: Jerónimo Martins forma os seus colaboradores para que os mesmos procedam à correta identificação, seleção e separação dos alimentos seguros para venda e doação.

Impactes quantitativos e qualitativos

Em 2016:

  • Mais de 3.300 toneladas de vegetais não-convencionais foram integradas nas sopas dos restaurantes Pingo Doce e nas de takeaway e, ainda, na gama de preparados para sopas e vegetais Pingo Doce e Recheio.
  • Cerca de 10.000 toneladas foram vendidas a preço de desconto no Recheio que é visitado por milhares de profissionais do canal HoReCa;
  • Cerca de 41 toneladas desses mesmos produtos foram integrados na confeção de sopas provenientes da recente Fábrica das Sopas, na Polónia;
  • Mais de 10.000 toneladas de alimentos foram doadas a um conjunto alargado de ONG’s, que fizeram chegar os produtos a comunidades necessitadas, resultando num apoio à comunidade equivalente a mais de 15 milhões de euros.
.fusion-button.button-9 .fusion-button-text, .fusion-button.button-9 i {color:#00bcd4;}.fusion-button.button-9 {border-width:1px;border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-9 .fusion-button-icon-divider{border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-9:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-9:hover i,.fusion-button.button-9:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-9:focus i,.fusion-button.button-9:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-9:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-9:hover, .fusion-button.button-9:focus, .fusion-button.button-9:active{border-width:1px;border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-9:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-9:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-9:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-9{width:auto;}Relatório de responsabilidade corporativa 2016
.fusion-button.button-10 .fusion-button-text, .fusion-button.button-10 i {color:#00bcd4;}.fusion-button.button-10 {border-width:1px;border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-10 .fusion-button-icon-divider{border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-10:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-10:hover i,.fusion-button.button-10:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-10:focus i,.fusion-button.button-10:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-10:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-10:hover, .fusion-button.button-10:focus, .fusion-button.button-10:active{border-width:1px;border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-10:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-10:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-10:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-10{width:auto;}Como fazemos a diferença

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Source: ODS

18/09/2017

ODS 12 | Jerónimo Martins: Redução e gestão de resíduos

Redução e gestão de resíduos

Jerónimo Martins

Projecto

Jerónimo Martins promove a prevenção, redução e reciclagem dos resíduos gerados, não apenas pela sua actividade, mas também pelos consumidores. O Grupo dispõe de pontos de reciclagem nas suas lojas, para que os consumidores possam depositar resíduos como pilhas usadas, óleo de cozinha e cápsulas de café, entre outros. O tipo e o número de pontos de reciclagem variam de acordo com a geografia.

Uma estratégia de sustentabilidade eficaz implica a mudança de práticas internas, mas também promove a adopção de processos mais responsáveis. É por isso que o Grupo trabalha com os seus fornecedores no sentido de melhorar a eco-eficiência das embalagens dos produtos de Marca Própria, com os objetivos de:

  1. reduzir o impacte ambiental das embalagens; e
  2. optimizar os custos de produção, transporte e gestão de resíduos das embalagens.

Impactes quantitativos e qualitativos

  • Em 2016, mais de 9.700 pontos de recolha foram providenciados aos consumidores, promovendo a recolha e a reciclagem de quase 700 toneladas de resíduos;
  • A valorização das cápsulas de café e tampas/rolhas/caricas resultou em 3.500 euros, que reverteram integralmente para instituições de solidariedade social;
  • Entre 2009 e 2016, foram já poupadas mais de 2.480 toneladas de materiais por ano e evitada a emissão de 475 toneladas de CO2 em transportes.

Na Polónia, todas as caixas para acondicionamento de fruta e vegetais são produzidas em cartão reciclado e com certificação Forest Stewardship Council (FSC).

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.fusion-button.button-12 .fusion-button-text, .fusion-button.button-12 i {color:#00bcd4;}.fusion-button.button-12 {border-width:1px;border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-12 .fusion-button-icon-divider{border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-12:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-12:hover i,.fusion-button.button-12:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-12:focus i,.fusion-button.button-12:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-12:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-12:hover, .fusion-button.button-12:focus, .fusion-button.button-12:active{border-width:1px;border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-12:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-12:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-12:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-12{width:auto;}CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS
.fusion-button.button-13 .fusion-button-text, .fusion-button.button-13 i {color:#00bcd4;}.fusion-button.button-13 {border-width:1px;border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-13 .fusion-button-icon-divider{border-color:#00bcd4;}.fusion-button.button-13:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-13:hover i,.fusion-button.button-13:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-13:focus i,.fusion-button.button-13:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-13:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-13:hover, .fusion-button.button-13:focus, .fusion-button.button-13:active{border-width:1px;border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-13:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-13:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-13:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-13{width:auto;}RESÍDUOS DEPOSITADOS POR CLIENTES EM ECOPONTOS

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04/09/2017

ODS 04 | Jerónimo Martins: Promoção da Leitura

Promoção da Leitura

Jerónimo Martins

Projecto

Em Portugal, dois em cada três cidadãos diz ter lido pelo menos um livro nos últimos 12 meses, segundo os dados obtidos através de um estudo realizado em 2014. Por sua vez, mais de 10 milhões dos 38,5 milhões de habitantes da Polónia (2013) não leram um único livro no mesmo período. O facto de algumas das lojas do Grupo Jerónimo Martins ainda serem, em algumas pequenas localidades, o único espaço onde é possível comprar livros, aumenta muito a nossa responsabilidade em países onde os hábitos de leitura têm claramente espaço para crescer.

O Grupo está consciente de que a promoção e difusão da literatura infantil funciona como um catalisador do conhecimento, espírito crítico e criatividade junto das gerações mais jovens. É por isso que acredita poder ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva no presente e no futuro. Foi nesse sentido que o Pingo Doce iniciou, em 2006, o desenvolvimento e comercialização de livros infanto-juvenis a preços acessíveis a todos os orçamentos familiares, procurando, também, contribuir para a igualdade de acesso à informação.

Aprofundámos, em 2014, o nosso compromisso com a educação tendo lançado o “Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce” que, com um prémio monetário anual de 50 mil euros, repartido entre o vencedor do texto e o vencedor da ilustração, tem promovido a descoberta de novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração dirigidas aos públicos com idades mais jovens.

Em 2015, o projecto foi estendido à Polónia, através da Biedronka que lançou “O Prémio de Literatura Infantil da Biedronka, nos mesmos moldes utilizados no Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce.

Impactes quantitativos e qualitativos

A estratégia de promoção da leitura resultou em mais de 350 títulos exclusivos lançados nos 10 anos decorridos desde essa aposta nas nossas lojas Pingo Doce, registando vendas superiores a mais de 600 mil livros por ano. Na Polónia, do total de livros vendidos nas lojas Biedronka em 5 anos, mais de 17 milhões de livros pertenciam à categoria infanto-juvenil.

Na 3.ª edição do “Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce” foram recebidas mais de 2.500 candidaturas provenientes de todo o país. Em 2017, o número de candidaturas à categoria de texto superou o total de candidaturas às duas categorias do ano anterior.

Em 2016, após o sucesso da primeira edição do “Prémio de Literatura Infantil Biedronka”, que se traduziu em vendas superiores a 35 mil cópias da obra vencedora, realizou-se nova edição em que mais de 5 mil obras foram submetidas a apreciação do júri.

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O conteúdo ODS 04 | Jerónimo Martins: Promoção da Leitura aparece primeiro em ODS.

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